Mitos e verdades sobre Chocolate!!!

Olá, como domingo é a páscoa, resolvi falar sobre algo que todo mundo gosta. “CHOCOLATE’’ Bom até agora nunca conheci ninguém que não gostasse de chocolate. Mais conheço varias ''CHOCÓLATRAS'' minhas amigas queridas haha. Então vamos conferir...


  • O chocolate proporciona sensação de bem-estar?

Verdade. O chocolate contém feniletilamina, substância estimulante muito parecida com outras produzidas naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina, que atua no cérebro promovendo a sensação de prazer e calma, associada à felicidade e ao bem-estar.

  • O chocolate deve ser abolido da dieta, pois faz mal à saúde?
Mito. Se consumido em doses moderadas, é até benéfico, pois contém boas doses de vitaminas do complexo B e alguns minerais como manganês, potássio e magnésio. O chocolate possui, ainda, estimulantes como cafeína e tiramina, substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio e a capacidade de concentração. Mas, como é rico em gordura e açúcar, se consumido em excesso, contribui para o ganho de peso e para o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.


  • O chocolate meio amargo é a melhor opção para quem cuida da saúde?
Verdade. O chocolate amargo tem maior porcentagem de cacau e, por isso, contém alto teor de flavonoides, antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Vale frisar que entre os vários tipos de chocolate apresentados no mercado, ou seja, ao leite, branco e amargo, este último é o que, além de apresentar maior quantidade de cacau, contém menos gordura na sua composição. Portanto, ele é a melhor opção entre todos, desde que seja consumido sem exageros e como parte de uma alimentação saudável.

  • Chocolate diet, por não conter açúcar, não engorda?
Mito. Tanto o chocolate diet, como o convencional, são calóricos. e a saída para evitar uns quilinhos a mais, é dosar a quantidade ingerida. O chocolate diet, não contém açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum. Por isso, é indicado especificamente para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, como é o caso dos diabéticos. 


  • Chocolate vicia?
Mito. Apesar de conter substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, a quantidade destes componentes é baixa, e não chega a ser suficiente para causar dependência. O desejo por chocolate, que muitos chamam de vício, é causado pela sensação de prazer e bem-estar que seu consumo promove.

  • É verdade que a mulher é mais viciada em chocolate do que o homem?
Realmente as mulheres gostam mais de chocolate. Principalmente durante a fase da TPM, pois ele contém uma substância chamada feniletilamina, que age estimulando a produção de serotonina no cérebro. A serotonina atua numa área relacionada às emoções, promovendo bem-estar e aliviando a tensão. Ingredientes do cacau são psicoativos e desencadeiam reações químicas no cérebro, semelhantes às que acontecem quando estamos apaixonados. O chocolate também fornece doses de feniletilanina, que é um antidepressivo natural.


  • Causa acne?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.


Então é isso, espero que tenham gostado,  feliz páscoa pra todos... Quem quiser mandar chocolate pra mim, estou aceitando hahaha...Beijo,beijo...

2 comentários: